Serviços

Conheça os serviços que o Centro de Psiquiatria e Psicologia Van Gogh oferece.

Consulta psiquiátrica

A dinâmica do atendimento inclui a coleta de uma história clínica completa (anamnese) e a realização de um exame psíquico. Em seguida, o psiquiatra elabora e indica um plano de tratamento que pode envolver o uso de medicações e psicoterapia. Em alguns casos, exames complementares são considerados, visto a necessidade de diagnóstico diferencial com doenças ou alterações clinicas que podem cursar com sintomas psiquiátricos; por exemplo hipotireoidismo, asma, enxaqueca, epilepsia, arritmias, lúpus, artrite e efeitos colaterais de medicações clínicas, entre outros.

Parecer psiquiátrico

A interconsulta psiquiátrica ocorre na interface entre a clínica médica ou cirúrgica e a psiquiatria, geralmente em um ambiente hospitalar, como resposta a um pedido de parecer psiquiátrico do médico assistente. O papel do psiquiatra é auxiliar na avaliação e tratamento de condições psiquiátricas relacionadas a doenças médicas, sejam elas fisiológicas, como delirium, ou psicológicas, como reações emocionais à doença. Além disso, o psiquiatra também intervém em condições médicas associadas a doenças psiquiátricas, como anorexia nervosa, ou aos efeitos colaterais de medicamentos psicotrópicos.

Atestado de sanidade mental para concurso

O atestado de Sanidade Mental é um documento que atesta e descreve o estado mental de um indivíduo no ato da consulta, é frequentemente exigido como parte dos exames obrigatórios para a posse em cargos públicos após a nomeação em concursos. O exame mental é realizado por um psiquiatra e/ou psicólogo, quando assim exige o certame, que avalia sistematicamente diversas funções psíquicas, incluindo aparência, comportamento, discurso, humor, afeto, percepção, cognição, consciência, autoconsciência, orientação, estado de vigília, coerência, complexidade do pensamento, atenção, memória, juízo crítico e tirocínio.

Atendimento domiciliar

O atendimento ou consulta na residência do paciente, uma solução possível para o atendimento de pessoas com limitações motoras ou cognitivas importantes, ou em casos que esse atendimento se faça necessário.

Psicoterapia individual

A psicoterapia individual é um processo personalizado que visa ajudar o indivíduo a resolver questões emocionais e psicológicas. O tratamento é realizado por meio de técnicas psicológicas baseadas no diálogo. Esse processo envolve o desenvolvimento de uma relação terapêutica de confiança, essencial para trabalhar e superar traumas, pensamentos e comportamentos disfuncionais, que comprometem a funcionalidade e/ou a qualidade de vida do indivíduo, visando à resolução de problemas e melhorando o desempenho e bem-estar do indivíduo. É um processo ativo, no qual o envolvimento e comprometimento do paciente é fundamental para o sucesso terapêutico.

Terapia familiar

A psicoterapia familiar é indicada quando há disfunção/desorganização/conflitos no sistema familiar ocasionado pelo adoecimento de um ou mais membros desse sistema. Esse tratamento propõe atendimento com a psicoterapeuta com todos ou alguns membros da família, juntos ou individualmente nas sessões propostas. O psicólogo atua na interação familiar, como mediador, com o objetivo de resgatar a funcionalidade desse sistema a partir da melhoria das relações, para a adaptação de todos com a finalidade de uma estrutura mais saudável dessas interações. O ambiente acolhedor e seguro das sessões promovem o desenvolvimento de habilidades de comunicação e diálogo dos membros envolvidos, bem como a colaboração para enfrentar os desafios individuais e coletivos de maneira mais flexível e sadia. As teorias e técnicas psicoterapêuticas utilizadas nesse trabalho envolvem o conhecimento científico e da Terapia Sistêmica e da Terapia Cognitivo- Comportamental. Os recursos utilizados através dessas abordagens são voltados para as questões familiares como um todo e, não apenas, para as questões individuais.

Avaliação neuropsicológica

A neuropsicologia é uma disciplina científica que estuda as relações entre cérebro, comportamento e processos mentais. Através da avaliação neuropsicológica, podemos mensurar e descrever o perfil e desempenho cognitivo por meio de uma investigação profunda das seguintes funções cognitivas: memória, atenção, concentração, linguagem, funções motoras, funções executivas e personalidade.

Como é feita a Avaliação Neuropsicológica?
O tempo de duração leva de 6 a 8 sessões, dependendo da particularidade de cada paciente. O processo é composto de uma entrevista inicial, avaliação completa das funções e devolutiva onde serão esclarecidas às dúvidas do paciente.

Indicações para Avaliação Neuropsicológica:
Avaliar a condição cognitiva do paciente em casos de:
- Síndrome Demenciais (Doença de Alzheimer, Comprometimento Cognitivo Leve (CCL), Acidente Vascular Cerebral (AVC), Traumatismo Cranioencefálico (TCE).
- Transtornos de Humor (Depressão e Ansiedade).
- Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Entre outros.

Avaliação para vasectomia e laqueadura

As cirurgias de vasectomia e laqueadura são indicadas para pessoas que não desejam mais ter filhos. A avaliação psicológica para esses procedimentos pode ser recomendada pelo médico responsável para assegurar que o paciente está tomando essa decisão de forma autônoma, sem influências externas, e que possui capacidade de discernimento preservada. O processo geralmente envolve cerca de duas a três sessões, após as quais é entregue um atestado psicológico com a indicação favorável ou não à realização da cirurgia.

Avaliação para bariátrica

A finalidade dessa avaliação é preservar a integridade mental do indivíduo, evitando o desenvolvimento ou agravamento de possíveis condições psicológicas, tanto antes quanto depois da cirurgia. Vale mencionar que o Conselho Federal de Medicina (CFM) já reconhece a necessidade dessa avaliação antes da intervenção. O processo geralmente envolve cerca de duas a três sessões, após as quais é entregue um atestado psicológico com a indicação favorável ou não à realização da cirurgia.